Em outras terras

 IMG_1054

O primeiro lugar que fui buscar conhecimento no período sabático chama-se Schumacher College e fica no sudoeste da Inglaterra. É uma excelente opção para a vida. Quer saber mais sobre o local? Veja matéria que escrevi, publicada hoje (23 de julho) no Caderno Viagem, do Jornal de Santa Catarina. Boa viagem!

Viajar, Aprender, Renovar-se

De Londres até Totnes, no Sudoeste da Inglaterra, são mais ou menos três horas e meia de viagem de trem. Mas você nem sente o tempo passar. A paisagem é linda. Aos poucos o mar e o verde vão formando um novo cenário e você entra em contato com uma outra Inglaterra. A estação de Totnes é um charme. Pequenininha, a população não chega a 8 mil habitantes. E os taxistas são muito simpáticos. Já ali você começa a se sentir em casa. É um próspero centro de música, arte, teatro e saúde natural.
São vários os motivos que atraem os visitantes a este pedaço do universo, talvez ainda pouco conhecido. O centro da cidade é um charme. Quem gosta de cursos de yoga, alimentação macrobiótica, castelos, passeios de canoa, trilhas e bares vai se encantar. É possível também estudar inglês em Totnes, sem estar cercado por muitos brasileiros, e aprender mais sobre Cidades em Transição – Totnes é a primeira cidade em transição do mundo. O movimento foi criado pelo inglês Rob Hopkins com o objetivo de transformar as cidades em modelos sustentáveis, menos dependentes do petróleo, mais integradas à natureza e mais resistentes a crises externas, tanto econômicas como ecológicas.

Escola forma profissionais em desenvolvimento sustentável

Mas um dos motivos que mais atraem pessoas a estas terras é o Schumacher College. A instituição foi fundada por Satish Kumar, indiano e ex-monge. O nome da escola é uma homenagem ao economista alemão Ernst Friedrich Schumacher, autor do livro Small is Beautiful – traduzido no Brasil como O Negócio é Ser Pequeno – uma das bíblias do desenvolvimento sustentável.

Com foco na aprendizagem interativa, experiencial e participativa, a escola prepara os alunos para enfrentar os desafios ecológicos, econômicos e sociais do Século 21 por meio do ensino prático e teórico. Sob o teto de uma construção do Século 12, pessoas de todo o mundo, de todas as idades e origens, e das mais variadas profissões, já foram inspiradas, questionadas e desafiadas nos 20 anos de cursos de transformação para uma vida sustentável. A escola oferece especialização e mestrado em Ciências Holísticas, Economia para Transição, Horticultura Sustentável e recentemente a pós em Design Ecológico. Também possui cursos curtos e vocacionais, que duram dias ou poucas semanas.

Uma nova forma de estudar

No ambiente da Schumacher College, aprender é algo constante, desde a chegada. O saber vem dos professores, dos voluntários, dos funcionários e dos outros participantes, seja em sala, nos jardins, nos corredores, na biblioteca, na horta ou na cozinha. Esqueça o aprender tradicional entre quatro paredes de uma sala. No colégio, há uma rica fusão de conhecimentos de forma diferenciada.
Outro ponto não convencional é que voluntários e alunos moram no local e todos (inclusive funcionários) assumem responsabilidades pelo funcionamento do espaço. Portanto, na chegada, você pode encontrar um dos diretores varrendo e um aluno cozinhando, ou vice-versa. Doar parte do tempo entre atividades com a horta, jardim, cozinha e limpeza são simples tarefas que reforçam ou lhe concedem pela primeira vez o conhecimento de que um pouco ajuda muito e a todos. Cooperar é a palavra-chave.
Num ritmo conectado, aos poucos quem passa pelo Schumacher vai entendendo de forma diferente o ciclo da vida e a vida que existe em tudo. Plantar e colher, no sentido mais profundo, mostra a beleza deste estilo de vida, e que muitas pessoas esqueceram pela pressa e a pressão do cotidiano. É uma (re)conexão com as origens, com as coisas simples, já esmagadas pelo modo de viver… Há tempos.

Acesse:

http://www.totnesinformation.co.uk

http://www.transitiontowntotnes.org

www.schumachercollege.org.uk

Link para matéria e fotos:

http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,1164,4208812,22413

Mapa1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s