Gratidão x lamentações, por Cris Lima

anjo

Procurei observar meus pensamentos e de outras pessoas. Então constatei que as palavras que mais usamos diariamente não passam de lamentos: “Estou cansada!”, “Não aguento esse governo!”, “Só temos contas para pagar!”, “Por que tudo eu?”, “Não mereço isso!”, “Isso é injusto!”, “Porque isso agora?”. O que eu estava fazendo de melhor? Reclamar, lamentar… Quando parei e refleti porque eu não conseguia resolver meus “problemas”, percebi que meus próprios pensamentos eram uma bola de neve de lamentações. Nada de soluções. Bem, sempre ouvi que temos que enfrentar os obstáculos de frente! Mas, como fazer isso???

Começar eliminando as lamentações e observar os diferentes obstáculos que surgiram durante a vida. Uns mais demorados, outros mais simples. O importante é superá-los. Isto faz parte do crescimento pessoal. Depois é outra etapa. É pegar essas conquistas e juntar forças para superar quaisquer outros desafios que vierem. Mas, tem horas que parece que realmente estamos no fim no túnel. É aqui que entra a fé. É muito fácil ter fé em momentos tranquilos. É mais desafiador nos momentos turbulentos. Penso que quando nos encontramos em um “beco sem saída” podemos pedir ajuda para um amigo, um terapeuta ou psicólogo, para Deus e até para nós mesmos. Nunca desisti de encontrar soluções para quaisquer problemas que enfrentei, mas confesso, com lamentações fica muito, mas muito mais difícil encontrar uma saída.

Na contramão está a gratidão… Quando sentimos gratidão profunda, nem obstáculos parecem obstáculos, apenas são coisas a serem resolvidas. Gratidão por tudo que somos, por tudo que já superamos, por tudo ao nosso redor, inclusive as pessoas que nos ajudam e nem nos damos conta. Perceba os pensamentos quando sentir-se estagnado e não conseguir resolver aquele “problema”. Quais são os pensamentos que mais vem à mente? Os pensamentos de lamentação? Pensamentos de gratidão? Pensamentos otimistas de força e coragem?

By Cristina M Lima – 7/8/2013
*Conheci a Cristina na viagem à Índia. Ela adora escrever e contribuiu com este texto.

Anúncios

Uma resposta em “Gratidão x lamentações, por Cris Lima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s