Inalar água com alecrim é fácil, by Iza Ceccato

DSC05746

Eu conheci a Iza no Schumacher College. Aos poucos fomos descobrindo muitas coisas em comum: nascemos no mesmo mês, antes de ir para o Schumacher deixamos o trabalho no mesmo dia, tínhamos muitas dúvidas comuns e outras coisitas. Compartilho um excelente texto que ela escreveu esta semana para o site da Aberje:

Em outubro do ano passado, quando escrevi meu artigo para essa coluna, estava resoluta em colocar em prática meus singelos aprendizados sabáticos no dia a dia corporativo.

Analisar a mim mesma, colocando meus valores e crenças em cheque; deixar emergir confiando no retorno do Universo; aproveitar meu tempo dedicando-me a me ouvir e estando presente no agora; viver em paz, promovendo a paz em todos os momentos e inalar alecrim para desentupir o nariz, eram os meus desafios.

Nesses meses de tentativa para implementar meus aprendizados na rotina corporativa, perguntas surgiam na minha mente nos momentos mais inusitados e inoportunos:

* O que de importante está faltando na sua vida?

* Para que continuar presa em um trabalho sem propósito para você?

* Para que esperar o futuro para ser feliz?

* É possível largar tudo e arriscar-se?

No final das contas eu descobri que inalar água com alecrim para desentupir o nariz é fácil!

Percebi que quando a gente escolhe conscientemente viver as dificuldades e situações que nos incomodam e encarar de frente os nossos medos; escolhemos criar pra nós mesmos uma nova história.

Desde que comecei a faculdade de publicidade e propaganda em 1990 e iniciei minha carreira como publicitária, algo de tempos em tempos assombrava meus pensamentos: “Que sentido faz tudo isso? Por que preciso despertar um desejo de consumo em alguém?”

Entre um pensamento e outro, meus anos profissionais se passaram.

Foi apenas em 2006 quando fui trabalhar num instituto privado de uma multinacional brasileira que minha aflição melhorou um pouco, mas ainda assim meus pensamentos não se aquietavam: ” Por que cada um precisa se focar apenas no seu próprio umbigo? Tenho certeza que é possível fazer mais, conectar todo mundo, fazer diferente!”

E foi uma citação de Cora Coralina, numa manhã ensolarada que me deu o que eu precisava, no momento perfeito para mudar: “Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende. Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.”

E assim eu decidi e o resumo da ópera da minha vida se abriu diante de mim feito um tapete vermelho para eu passar:

Missão de uma adolescente… fazer faculdade;
Imposição própria e da sociedade… 20 anos de mercado corporativo;
Basta…vou tirar um período sabático;
Dúvida…acho que o mercado corporativo é o único caminho;
Certeza…não é não, vou fazer o que acredito e ser feliz!

Dessa forma, depois desse rodamoinho de emoções, perguntas, escolhas e transições, nasceu meu filhote, lindo, saudável, alegre: a Eco Rede Social. Algo que me dá prazer em levantar cedo todos os dias, trabalhar a noite, nos fins de semana, se preciso for. Com um objetivo nobre e transparente: falar sobre o nosso relacionamento com o planeta, sobre grandes ações, pequenas iniciativas e pessoas que estão fazendo mais por um mundo melhor. Conversar, multiplicar sonhos, amor, opiniões.

Estou me divertindo demais. Trabalhando demais. Realizando. E como diz o ditado: “Quando fazemos o que amamos não é trabalho, é diversão”. Os sonhos são possíveis. As realizações só acontecem para quem está aberto a decidir fazer diferente. Afinal de contas, a vida é um eco. Tudo o que você envia, volta para você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s