Contrastes…

ganesh1 Espaço Ganesh, em Blumenau.

IMG_1211
DSCN3268DSCN2564

Que a Índia é um país de contrastes é fato. Mas o Brasil também é! Muita terra e uma super população (A Índia é o segundo país mais populoso, sétimo em dimensão geográfica e a democracia mais populosa do mundo – tem mais de um bilhão de habitantes). Sofreu anos e anos de exploração pelo domínio do Império Britânico. Tornou-se independente em 1947, ou seja, são apenas 65 anos livre. As notícias reforçam o que está em pontas opostas: extrema pobreza e riqueza de poucos (na mesma proporção crescem a corrupção e as contas de poucos indianos na Suíça). Altas taxas de analfabetismo (14 milhões no Brasil e 283 milhões na Índia, segundo relatório da Unesco, 2011) e um dos países que mais forma engenheiros (pelo último Censo do MEC/INEP – 2009, o Brasil formava anualmente 38 mil Engenheiros e a Índia 220 mil).

Algumas destas informações foram reforçadas ontem pela indiana Mestre em Assistência Social, Sudheshna, num bate-papo no Espaço Ganesh, em Blumenau (SC). A diferença de ouvi-la e ler sobre isto está em “sentir” a emoção de quem vive estes dados. Durante toda a sua fala foi possível perceber um grande amor, uma dor e ao mesmo tempo, orgulho por aquele país. Ao citar que diariamente a Índia alimenta em torno de 20 milhões de crianças na escola e que alguns diretores desviam a comida que vem do Governo, Sudheshna encheu os olhos d´água. (Recentemente os noticiários publicaram a morte de crianças após ingerirem merenda escolar envenenada). Senti o quanto defendeu seu país, o quanto o ama e o quanto ela mesma tem agido para contribuir com a mudança.

Enfim, mesmo livre, a Índia ainda sofre com a corrupção. O Brasil também! Os dois países têm mais em comum do que o verde da bandeira. E entre coisas boas e ruins, belas e nem tanto, ambos têm pessoas contribuindo com a mudança, cada um à sua maneira. Que o amor, o orgulho e o trabalho de tantas Sudheshna´s contagiem mais e mais pessoas.

Anúncios

2 respostas em “Contrastes…

  1. Foi maravilhosa a partilha de Sudheshna neste evento. Gratidão.
    Gratidão Regina por sensivelmente descrever o conteúdo da palestra, este texto realmente traduz e enfatiza o que foi abordado por Sudheshna com um amor incondicional a Índia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s