Canção para dormir…ao relento!

DSC08293

Final de semana em Paraty, Rio de Janeiro. Diversos sotaques reunidos numa cidade linda iluminada pela lua cheia e embalada pelo jazz e blues de um evento internacional, o Bourbon Festival.

Durante o dia a música oficial do evento dá lugar a outros ritmos. Mas um deles, em particular, chamava a atenção dos turistas, que além de pararem para ouvir a música, tiravam várias fotos. Era um trio de crianças indígenas que entoava uma música composta por duas frases apenas, enriquecida com o barulho produzido por um chocalho. Pés descalços, roupa colorida e um meio sorriso no rosto. Assim os três passaram o dia cantando em troca de um troco, que poderia ser colocado num vasilhame cor de barro.

Mais distante as prováveis mães vendiam artesanatos. Na hora um pensamento me invade sobre o que ouço, vejo e sinto neste momento. Seria este o lugar destas crianças? Por que ainda nos chocamos com esta cena e estrangeiros acreditam ser uma pose perfeita para foto? É o Brasil exportando o que tem de melhor? O primeiro mundo dirá em alto e bom tom: “Vejam os índios do Brasil nas ruas…eles não andam mais pelados”. Me calo.

À noite, uma forte chuva, que insiste em molhar as pedras pés-de-moleque da cidade, acompanhada de uma onda de frio, acelera o passo dos turistas. Ando por uma e outra viela, dou voltas e me deparo novamente com a família indígena. As senhoras continuavam vendendo artesanatos debaixo de uma ponta de telhado. As crianças não mais cantavam. Dormiam enroladas em cobertores sobre as pedras do centro histórico que faziam as vezes de cama, o beiral servia de abrigo e o som oficial do evento, como canção de ninar. Estava aí, recompensa pelo trabalho de um sábado inteiro. E agora ninguém mais tirava fotos, apenas desviava o olhar para não encarar uma realidade que ainda não conseguimos lidar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s