O que você faz?

coracao

Há alguns anos responder com mais de uma profissão poderia soar como: “que perdida”! Mas com tantas inovações e reviravoltas no mundo do trabalho é normal e permitido não ser mais uma coisa só. É o que a escritora Brené Brown, no livro A arte da imperfeição, chama de efeito barra: Artesã/Professora/Palestrante. Viva as benditas barras que nos permitem ser polivalentes e ter mais de uma profissão.

Apesar de lecionar numa pós-graduação, palestrar e trabalhar com facilitação de diálogos, eu passei muito tempo com uma denominação apenas: consultora em comunicação. Tinha um medo danado de colocar barras na resposta da pergunta acima. Acredito que existe uma insegurança sobre o que os outros vão pensar e o quanto realmente já somos mesmo o que a barra vai separando.

Ouvi estes dias de uma amiga: “ de verdade eu sou engenheira, mas agora comecei a trabalhar como Coach”. De verdade gente, ela é engenheira e Coach e muitas outras coisas. Mas, ela ainda tem insegurança em se apresentar como Coach. Por que isso acontece quando optamos por caminhos distintos na vida profissional? P e n s e….. Cri, cri, cri…. As críticas, julgamentos, questionamentos fazem com que as pessoas receiem em falar que mudaram. SOMOS LIVRES e independentemente da nossa formação na vida de diplomas, podemos ser o que quisermos HOJE.
Brené diz que “Para superarmos a insegurança pessoal é necessário acreditarmos que somos suficientes e deixarmos pra lá o que o mundo diz que nós devemos ser e como devemos nos apresentar”. Bingo!

É isso gente. Num mundo totalmente em transição com pessoas ainda se dividindo entre um trabalho que sustenta a casa e outro que alimenta a alma, há espaço para muitas barras. Permita-se misturar tudo. Conecte todos estes mosaicos que existem dentro de você e te tornam único.
Pra começar, que tal fazer uma linha se apresentando com barras?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s